A semana mais curta, em razão do feriado da sexta-feira, começa com as atenções do mercado voltadas à nova regra fiscal e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta segunda-feira (17) que acredita que o protocolamento do arcabouço fiscal no Congresso brasileiro acontecerá na terça, mas ponderou que “pode ficar para depois”.
Segundo ele, o envio formal da proposta aos parlamentares depende da Casa Civil e dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Mais cedo, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), havia dito que o texto do arcabouço já foi enviado à Casa Civil.
Tebet, apresentou, na manhã desta segunda-feira, detalhes do projeto de lei de diretrizes orçamentárias (PLDO) de 2024, entregue ao Congresso Nacional na última sexta-feira. Além disso, foram divulgados hoje o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), que caiu 0,58% em abril após ter aumentado 0,05% em março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, considerado um indicador prévio mensal de desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, apresentou queda também, de 0,04% em janeiro na comparação com dezembro, informou a autoridade monetária. A retração foi maior que a esperada pelo mercado, que projetava estabilidade (0,0%) segundo o consenso Refinitiv.
A projeção de inflação para 2023, feita por economistas consultados pelo Banco Central, subiu nesta semana, de 5,98% para 6,01%, na terceira alta seguida. A estimativa em 2024 avançou, enquanto as 2025 e 2026 foram mantidas, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (17) no Relatório Focus, do Banco Central. Já a previsão para a Selic deste ano, que estava mantida há oito semanas em 12,75%, caiu para 12,50%.
No Tesouro Direto, os juros dos títulos públicos mantiveram a queda vista desde a manhã de hoje. Às 15h18 o piso dos prefixados, oferecido pelo papel com vencimento em 2026, era de 11,73%, menor do que os 11,75% da sexta-feira (14). O destaque entre esses ativos, o Prefixado 2033, entregava um retorno, no mesmo horário, de 12,28%, inferior ao visto na sessão anterior, de 12,33%.
Entre os títulos indexados à inflação, o retorno real do IPCA+2045 era de 6,10%, inferior aos 6,13% da sexta passada.