Presidente da Volvo Car Brasil discute o futuro dos carros elétricos e a concorrência chinesa

Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, concedeu uma entrevista após o evento de lançamento do EX30, o novo modelo de entrada da marca, com preço inicial de R$ 229.950.

Apesar de não estar diretamente envolvida na recente rodada bilionária de investimentos das montadoras no Brasil, a Volvo Car Brasil, sob a liderança de Godoy, se posiciona como uma participante ativa no mercado automotivo brasileiro. Godoy destaca que, em resposta ao aumento do imposto de importação pelo governo federal, a Volvo optou por reduzir sua margem de lucro para manter os preços competitivos. “A Volvo fez um único repasse ao cliente final, muito menor do que os 18% determinados pelo governo. Foi algo em torno de 7%”, afirmou Godoy ao g1. Ele considera essa decisão um investimento estratégico para o desenvolvimento do mercado a longo prazo.

A Volvo lançou oficialmente o EX30 nesta semana, um carro 100% elétrico, alinhado com a meta da marca de vender apenas veículos elétricos até 2030. Com três versões – Core (R$ 229.950), Plus (R$ 277.950) e Ultra (R$ 293.950) – o EX30 é uma aposta significativa para dobrar as vendas da Volvo no Brasil. Em 2024, a empresa espera vender cerca de 8 mil unidades deste novo modelo, além das 8,2 mil já emplacadas.

Em entrevista ao g1, Godoy discutiu a estratégia da Volvo no Brasil e as nuances do mercado automotivo local, especialmente em relação à concorrência com os veículos elétricos chineses. Ele afirmou que a Volvo, como importadora, continua a investir no mercado brasileiro, mesmo com o aumento do imposto de importação, destacando a importância de trazer tecnologia avançada para o país e gerar empregos através de sua rede de concessionárias.

Questionado sobre a competitividade da Volvo em relação aos elétricos chineses, Godoy reconheceu os desafios, mas destacou a eficiência e o custo atrativo da produção na China. Ele ressaltou a necessidade de operar com custos reduzidos e eficiência aprimorada para manter a competitividade, especialmente com a previsão de aumento do imposto de importação para 35%.

Sobre a estratégia de longo prazo, Godoy enfatizou a importância de manter o volume de vendas e a relevância da marca. Ele mencionou que a Volvo está preparada para enfrentar os desafios do mercado, mantendo um foco intenso no atendimento ao cliente e na digitalização dos processos de venda e pós-venda.

Godoy também abordou a questão dos preços, comparando o EX30 com modelos chineses como o BYD Dolphin, e destacou a diferenciação da Volvo no segmento de elétricos premium, onde detém 60% de market share. Ele reafirmou o compromisso da Volvo com a eletrificação e a estratégia de vender apenas carros elétricos até 2030, destacando a matriz energética limpa do Brasil como um fator crucial para o sucesso dessa transição.

Em resumo, a Volvo Car Brasil, sob a liderança de Marcelo Godoy, está estrategicamente posicionada para expandir sua presença no mercado brasileiro, enfrentando desafios regulatórios e de concorrência com uma abordagem focada em tecnologia, eficiência e atendimento ao cliente.

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