BUENOS AIRES (Reuters) – A Amazon (NASDAQ) e a empresa de telecomunicações Vrio anunciaram nesta quinta-feira que lançarão conjuntamente um serviço de internet via satélite em sete países da América do Sul, entrando em competição direta com a Starlink, de Elon Musk.
A Vrio, empresa norte-americana que gerencia as operações da DirecTV na América Latina, incluindo a Sky Brasil, oferecerá o serviço aos clientes da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia.
“Vemos uma oportunidade enorme”, disse Lucas Werthein, vice-presidente da Vrio, à Reuters.
O Projeto Kuiper da Amazon, liderado por um ex-funcionário da Starlink, utilizará satélites em órbita baixa da Terra para fornecer internet.
“Cerca de 200 milhões de pessoas na região têm acesso limitado, pouco ou nenhum acesso à internet”, destacou Werthein, citando estimativas do Banco Mundial. “Adicione a isso o desafio geográfico e um continente que enfrenta dificuldades para grandes investimentos em infraestrutura.”
O serviço está previsto para ser lançado por volta de meados de 2025, começando pela Argentina, conforme o cronograma de lançamento do Projeto Kuiper.
Nos próximos meses, o Projeto Kuiper planeja detalhar seu plano para lançar 3.236 satélites, disse Bruno Henriques, chefe de desenvolvimento de negócios da empresa para a América Latina.
A Amazon anunciou em 2019 que planejava investir 10 bilhões de dólares no projeto.
“Nossa meta é proporcionar a todos os clientes, independentemente de viverem em áreas urbanas, suburbanas ou rurais, o mesmo nível de acesso à banda larga”, acrescentou Henriques.